segunda-feira, julho 31, 2006
A inovação no funcionalismo público em Portugal
Na aula de Estado da América do Sul, dada pelo professor Andres Malamud no âmbito do mestrado de Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais, no ISCTE, ouvi com prazer e alguma surpresa -aquela com que ouvimos normalmente falar bem do nosso país- que o funcionalismo público português era um exemplo de boas práticas no que toca à inovação.
Para esta apreciação penso que contribuem experiências como a entrega do IRS via internet, a Loja do Cidadão, os próprios multibancos que entre nós se implementaram de uma forma rápida e generalizada. Gosto também de pensar e acredito que não me engano se nesta lista incluir, de igual forma, o ACIME e o modo como foi constituído, enquanto um "familiar" das Lojas do Cidadão especializado para o atendimento de imigrantes. Quando é comum falar «mal» de Portugal e do seu funcionamento, é bom saber que projectos como este contribuem para fazer destacar o nosso país pela positiva.
