domingo, abril 02, 2006

 

Opção de Portugal na Gestão da Diversidade

Tive recentemente um incidente crítico de aprendizagem que gostava de partilhar convosco. No dia 27 de Março deu-se a apresentação de um estudo "Cooperação Família-Escola: Um Estudo de Situações de Famílias Imigrantes na sua Relação com a Escola", o primeiro de uma Colecção promovida pelo Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, "Estudos e Práticas", na óptica da Educação Intercultural. A apresentação decorreu na Escola EB 2 Prof. Pedro d’Orey da Cunha, na Damaia, e teve algumas palavras de introdução por parte do Alto Comissário do ACIME, Dr. Rui Marques.

Foi uma oportunidade de ouvir na primeira pessoa o que são as linhas mestras na gestão da diversidade cultural em Portugal e quais são os desafios com que se depara. O Dr. Rui Marques mencionou que a "opção de Portugal era claramente pela Interculturalidade", numa lógica de "unidos na diversidade" e tendo presente que "é muito mais o que nos une do que o que nos separa".

O Alto Comissário do ACIME referiu ainda que é uma postura cada vez mais díficil, numa altura em que se verifica uma "lógica neo assimilacionista em ascensão que poderá tentar arrastar-nos". Na mesma linha falou também o Prof. Doutor Eduardo Marçal Grilo, enquanto administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, nos comentários finais que teceu ao estudo apresentado, recordando o "processo de uniformização, combate à heterogeneização e assimilação em curso na Europa nos últimos 50 anos" e alertando para o "perigo da transposição das normas de consumo (rotulagem, etc)para os aspectos culturais".

Em tempos dificeis, no entanto, o que move o ACIME continua a ser "o sonho da igualdade de oportunidades para todos, independentemente da sua origem".





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?